Como Relatar um erro de tradução

O LDP-BR cuida da tradução não apenas do  Projeto de Documentação Linux, mas também de todos os programas registrados no  Translation Project. Outros projetos de software livre têm suas próprias infra-estruturas, inclusive para controle de qualidade.

  • GNOME - vá à página de  estatísticas de tradução e clique em "Report Bug in Translation" (poderá ser necessário registrar-se).
  • KDE - mande um email para kde-i18n-pt_BR arroba kde ponto org  e informe três coisas: a versão do KDE, o nome do aplicativo e o texto que está errado.
  • LXDE - Relate seu erro usando o  Tracker do projeto e escolha Interface como categoria.
  • Xfce - Relate seu erro usando o  Bugzilla do projeto e escolha Translations como componente. Isso também vale para os programas classificados como Goodies.
  • HOWTO - procure no próprio documento o email do responsável e mande um email para ele.

Se você usa o Ubuntu, relate primeiro o erro para o  time brasileiro de tradução do Ubuntu, e não para a equipe que fez a tradução original.

Se você não souber de onde vem a frase errada, o seguinte truque pode ajudá-lo. Abra sua ferramenta de pesquisa favorita (no GNOME: Locais > Localizar arquivos e pastas) e coloque a frase a ser pesquisada no campo correspondente, e restrinja a pesquisa à seguinte pasta: /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES. O nome do arquivo deverá ser uma dica de qual é o programa, e aí fica fácil pesquisar na web a que projeto pertence o programa.